sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Eu contra o Natal

É natal, é Natal, pega no meu ... pé. Não faz mal, não faz mal, não ta com chulé.

Mais um guia da raiva contra alguma coisa, mas enfim, sempre é preciso ter. Diferente dos demais anos, neste resolvi boicotar o meu natal por algumas razões que vou explicar abaixo. Não que o natal não tenha seu lado positivo que também vai ser citado nesta publicação



 Primeiramente a velha história falha do estado ser Laico e mimimi, óbvio que não é afinal temos feriados religiosos como o natal para nos mostrar a realidade. O natal é a época do ano que desdobra o ateu, que troca presentes, se reúne com a família e se bobear ainda se junta a todos de mãos dadas para rezar o pai nosso. Segundo ponto é que o natal também afeta aqueles que lutam e argumentam o ano inteiro contra o capitalismo, pois o mesmo quando chega na hora h pensa "ah mas tenho que fazer ceia e compras, mesmo não sendo religioso e sendo contra o capitalismo e feriados capitalistas, pois meu filhinho coitadinho vai ficar muito triste se não ganhar nada do papai noel". Bom, enrolar e voltar atrás parece ser mais correto do que educar não é mesmo?

E toda essa lenda do Papai Noel afinal? Consegue explicar ela pras crianças da Somália? As famílias
que ainda vivem em miséria no mundo, tem que inventar uma boa história para explicar porque o filho ou a filha não recebe a visita do tal bom velhinho. Não sou muuuito da questão ambiental apesar de apoiar totalmente não me sobre tempo pra me envolver também nesse tema, mas imagina com as embalagens e pacotes que o natal gera, nossa produção de lixo deve atingir uma ápice horrível nessa época do ano.

Agora vamos a um fator meio termo, que o lado bom do Natal é reunir a família e os amigos... o que é fator negativo pra mim ao menos, que não tenho boas relações com a maior parte da minha família. Maioria me cumprimenta por educação, acho que isso faz parte da rotina familiar moderna já, muita briga, pessoas que só te acham legal quando você salva alguém ou empresta alguma coisa e fora isso te consideram um completo babaca. Mas qual família não tem aquele tio bêbado chato que só fala bagacerisse? Imagine você levando uma nova namorada para passar o natal com a trupe? Complicado, relações familiares sempre são e francamente acho que reunir toda a família no natal é algo como colocar Osama Bin Laden e George Bush para jantar na mesma mesa.

Fatores positivos? Sei lá, a solidariedade que essa época desperta nas pessoas, aumenta o numero de ações sociais, mas enfim... porque só nessa época? Dar uma ajudinha no final de cada ano parece ser o suficiente para gastarmos de consciência tranquila em dúzias de presentes e em uma mesa mega farta e enfeitada.

Enfim, não pretendo comemorar o Natal esse ano, algo que tenho vontade de fazer a muito tempo, muito menos vou comprar presentes. Mas para não dizer que não participei nem um pouco desse clima natalino fiz um cartão de boas festas para mandar aos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário